Buscar

Dra. Rosane Kolberg dentista em Porto Alegre, fala sobre o mau hábito da criança chupar o dedo.

Atualizado: Out 12


A presença de hábitos bucais nocivos em crianças é algo relativamente comum de ser observado e os pais devem estar atentos, pois sua correção precoce leva a uma maior estabilidade e o tratamento é muito mais simples.

Muitas vezes este mesmo tratamento em uma fase adulta se torna mais complexo, podendo haver a necessidade de extrações dentárias ou até mesmo de cirurgia ortognática.

Dentre as más oclusões mais observadas em crianças que possuem hábitos nocivos se destacam: a mordida aberta anterior e a mordida cruzada posterior que pode ser uni ou bilateral.

Os pais devem estimular a higiene oral desde o nascimento, limpando as gengivas dos bebês antes da última mamada. E após a irrupção dos dentes, os pais devem acompanhar a escovação e uso do fio dental, com a criança, para que ela ocorra de forma correta.

É responsabilidade dos pais oferecer uma alimentação saudável, um sono regular para que as crianças possam desfrutar de uma vida com qualidade.

Um hábito muito comum na infância é a sucção digital (chupar o dedo), ou até mesmo prorrogar o uso da chupeta ou da mamadeira, que leva a um problema oclusal semelhante, nós dentistas classificamos como Mordida Aberta Anterior - se não corrigida precocemente traz sérios problemas em todo o crescimento e desenvolvimento da criança.


Em Porto Alegre, Dra Rosane Kolberg ortodontista Invisalign Doctor

Sua dentista Ortodontia em Porto Alegre.

Tel: (51) 99962-5300