top of page
Buscar

Devo levar as crianças ao mercado!?



Essa não é uma tarefa fácil para os pais!! Mas se for inevitável, que tal aproveitar esse momento para explicar sobre as escolhas saudáveis para nossa alimentação!?


Vale lembrar aos pais e responsáveis que é justamente no supermercado que iniciaremos a educação alimentar dos pequenos, desde os primeiros anos de vida, é no supermercado que decidiremos o que levar para nossas casas e o que vamos oferecer para nossas crianças.


A cárie dental é considerada uma doença multifatorial, infecciosa, transmissível e está diretamente associada à dieta, que desempenha um papel fundamental na etiologia da cárie dental e na determinação da saúde geral em todas as faixas etárias. Em se tratando do público infantil esta relação torna-se ainda mais relevante, já que, a dieta estabelecida no primeiro ano de vida tende a manter-se durante toda a infância, pois é nesta época que os hábitos relacionados à saúde bucal são formados.


Que tal aproveitar a ida ao supermercado para, junto com as crianças, falarmos da importância de conhecermos a composição dos alimentos, e no caso dos industrializados, desmistificar os rótulos, e sempre que possível ficar longe dos alimentos cariogênicos - que além de conter carboidratos fermentáveis, eles são capazes de reduzir o pH salivar – o que também estimula a formação de cáries. Pertencem a esse grupo: doces, bolachas, salgadinhos, pães, refrigerantes e outros.


A rotulagem dos alimentos embalados é obrigatória e está regulamentada pela legislação brasileira através dos órgãos competentes. Com o objetivo de informar, o rótulo se constitui em um poderoso instrumento de comunicação entre a agroindústria e seus consumidores.


Do ponto de vista da defesa do consumidor, a rotulagem dos alimentos visa disponibilizar informações sobre o produto corretas, claras, precisas e ostensivas, escritas em língua portuguesa, apresentando suas características, quantidade, composição, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.


Dra Rosane Kolberg, sua dentista em Porto Alegre, no bairro Rio Branco, Ortodontista Invisalign Doctor atende há mais de 30 anos nesta cidade.



ROSANE KOLBERG ODONTOLOGIA


Porto Alegre - Rio Grande do Sul


Rua Mariante 239 - Conj. 301


Tel: (51) 3346-5725 / 3395-4133



Estacionamento Conveniado OIÊ PARK

bottom of page